22 maio, 2017

Resenha - Três coisas sobre você

Título: Três coisas sobre você
Autora: Julie Buxbaum
Editora: Arqueiro
Páginas: 288
Ano: 2016
Gênero: YA/Romance
Sinopse: Setecentos e trinta e três dias depois da morte da minha mãe, 45 dias após o meu pai fugir para se encontrar com uma estranha que ele conheceu pela internet, 30 dias depois de a gente se mudar para a Califórnia e apenas sete dias após começar o primeiro ano do ensino médio numa escola nova onde conheço aproximadamente ninguém, chega um e-mail. Deveria ser no mínimo esquisito, uma mensagem anônima aparecer do nada na minha caixa de entrada, assinada com o bizarro nome Alguém Ninguém. Só que nos últimos tempos a minha vida tem estado tão irreconhecível que nada mais parece chocante.
A vida de Jessie está virada de ponta cabeça, ela perdeu a mãe, seu pai começou se encontrar com alguém que conheceu pela internet, ela e o pai se mudam para a Califórnia e Jessie está começando as aulas em uma nova escola onde não conhece ninguém.

Jessie recebe um e-mail de um garoto que diz ter 16 anos, mas nunca revelará a sua identidade, ele assina os e-mails como Alguém/Ninguém,  ele vai ser para ela o seu guia espiritual virtual e vai ajuda-la a se adaptar a nova escola Wood Valley, ele diz que ela chamou a sua atenção por ser diferente dos outros alunos e assim vai dizer a ela com quem deve ou não fazer amizade, ela pode perguntar a ele o que quiser menos sobre sua identidade.

Jessie não consegue se relacionar com o seu meio irmão Theo, ele não é nada receptivo e não entende porque ele é tão arrogante. Eles têm algo em comum, a mãe de Jessie e o pai de Theo morreram de câncer e pelo visto ambos sofrem muito, pois eram muito ligados a eles.

Ela não consegue se adaptar a todo aquele luxo e frescura, ela não entende porque Theo não quer que o pai aceite o emprego perto do colégio deles, Theo diz que será vergonhoso, ele vê Jessie e seu pai como intrusos.

Jessie sente falta da sua casa, da escola e da sua amiga Scarlet e principalmente de sua mãe, se sente chateada por seu pai ter tomado a decisão de se mudarem e não ter levado em conta suas vontades também.

Aos poucos ela vai conseguindo fazer amizades, a primeira amizade que faz é com Adriana, uma menina legal e divertida. Ela conhece alguns garotos como Ethan, Liam e Caleb, ela fica muitas vezes tentando imaginar qual deles é que envia os e-mails para ela.


A trama mostra bem as questões que jovens enfrentam quando vão para uma nova escola, como muitas vezes essas mudanças não são fáceis, mas que assim que se sentem acolhidos como Jessie se sentia depois de fazer amizades, as paixonites típicas dessa fase. Jessie tem que lidar com algo mais que não só o bullying que sofre na escola, tem que lidar com a morte da mãe e aceitar a nova esposa de seu pai que não tem nada a ver com sua mãe.

Essa leitura foi uma verdadeira montanha russa, em alguns momentos eu estava adorando a leitura, em outro estava totalmente desconectada, desconcentrada e não conseguia manter uma conexão com os personagens. O início é interessante, engraçado, misterioso, mas conforme a história foi se desenrolando eu fui perdendo o interesse, os conflitos que acontecem são bem previsíveis, pelo menos para mim, pelo visto a história não funcionou comigo como funcionou com outros leitores, vi muitos elogios à trama, mas comigo a química foi diferente.

18 comentários

  1. Olá, adorei sua resenha, a temática do livro me parece interessante, gosto do gênero o que o torna atrativo, romance é interessante, só espero que não seja aquele tipo melosinho adolescente, pela resenha parece se tratar de algo mais sério, beijos!

    ResponderExcluir
  2. Como estão saindo - ou sendo novamente divulgados - livros que focam no bullying, estou pesquisando opiniões para saber quais se diferenciam na abordagem. Obrigada por indicar os problemas que posso ter com esta leitura. É sempre bom saber destas coisas. Que suas próximas experiências literárias sejam melhores! Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Pois é, também li várias resenhas positivas acerca dessa obra, mas sempre devemos lembrar que às vezes a química do livro não funciona bem com a gente.
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o livro mas fiquei bem curiosa. Vou anotar a dica!

    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Oiii Lizi tudo bem?
    Eu já conhecia esse livro e toda vez que leio alguma resenha fico extremamente curiosa, quero muito saber que mensagem é essa que a personagem recebe e o que irá tanto modificar a sua vida, adorei a foto com o quadrinho.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Eu não li ainda essa obra, mas vi diversas resenhas e muitas felas foram bem positivas à cerca da obra. Uma pena que essa obra tenha sido cheia de altos e baixos. Espero poder ler ele esse ano, amo essa capa rsrs. Até mais ver
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oii, tudo bem?
    Não conhecia a obra, mas não me chamou muito a atenção. Talvez seja o gênero, confesso que não sou muito fã e ao ver que você não gostou muito do livro, fiquei desanimada.
    Vou passar a dica.

    ResponderExcluir
  8. Olá
    Que pena que a leitura não funcionou para você, e pelo que andei lendo nas resenhas, mesmo sendo a maioria bem positivas, acho que também não vai funcionar para mim.

    ResponderExcluir
  9. Oii! Sua resenha está ótima, adorei o enredo do livro e já estou bastante curiosa para saber quem será o misterioso Alguém/Ninguém. Também espero que a Jessie consiga enfrentar os seus problemas, tanto em casa como na escola. Essa capa está simplesmente linda! Obrigada pela dica e espero ler em breve. Bjss!

    ResponderExcluir
  10. Oi, Liziane
    Você tem razão, muitos leitores gostaram desse livro, mas vi muitas pessoas que concordam com você. Como eu ainda não li não posso opinar muito, mas um dia pretendo fazer a leitura. Nada como uma resenha sincera.

    Blog Livros, vamos devorá-los

    ResponderExcluir
  11. Olá,

    Quando eu ainda estava no colégio, eu mudava de ano em ano, então eu era sempre a garota nova, mas isso não me incomodava quando eu era criança por exemplo, ao chegar a adolescência foi que notei como era complicado. Por isso, estou bem curiosa para ler esse livro, pois me identifico um pouco com a situação da protagonista, além disso acho essa capa um amor e ela me atraiu desde o lançamento. É uma pena que não tenha curtido tanto assim a leitura, espero ter uma opinião diferente da sua.

    ResponderExcluir
  12. Olá linda,

    O livro me parece muitoooooo juvenil e isso me deixou já bem desconfiada se realmente eu irei gostar, mas quem sabe eu goste de como a temática foi abordada e o romance.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oie!
    sabe que não gostei também do livro?
    Não sei, faltou quimica durante a leitura, e quanto mais eu lia, fica desanimada.
    A história é interessante, mas não foi comigo.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  14. Oiee, como vai? Adorei conhecer tua opinião sobre esse livro, que divide muito os leitores, alguns amam e outros não gostam nada. Eu adoro livros jovem adultos, então talvez por isso daria uma chance no futuro, mas essa não é uma premissa instigante para mim!

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Hello!!
    Tb vi mtos elogios a trama e fiquei ate interessada, acho que nao pode ter funcionado pra vc, pois ja está acostumada a ler mto e acaba ficando sem surpresas, acontece comigo tb.
    Gosto de um YA e penso em ler mais no futuro o livro, gosto do tema tb.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Oie, tudo bem!?! Apesar de não ser um livro surpreendente, a eu adorei a história! Acho que como não somos enfim o público alvo pode não ter funcionado muito, mas é um livro que eu indico muito para dar de presente.
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Oiii!

    Lembro do lançamento dessa obra e fiquei até curiosa para ler, mas depois fui deixando de lado até que me esqueci completamente. que pena que a leitura não funcionou tão bem contigo >< é ruim quando isso acontece...
    Gostei da sinceridade na resenha mas passo a leitura (mais um pouco)

    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  18. Uau que livro é este? Pelo que li na resenha ele realmente parece ser muito bom, com temas difíceis de lidar, como por exemplo, morte, perda, mudanças!! Fiquei curiosa para saber quem é o Alguém Ninguém!! Os personagens são bem construídos e trabalhados! Fiquei desconfiada de quem possa ser o Alguém Ninguém!! Porém, pode ser que eu esteja errada de quem seja!! Já quero ler!!

    ResponderExcluir

Olá!!!
Obrigada pela visita.
Sua opinião é muito importante para mim.
Deixe o link do seu blog ou site para eu retribuir a visita.
Beijos Lizi