05 setembro, 2016

Resenha - A fúria e a aurora

Título: A fúria e a aurora
Autor: Renée Ahdieh
Editora: Globo Alt
Páginas: 336
Ano: 2016
Gênero: Ficção
Sinopse: Personagem central da história, a jovem Sherazade se candidata ao posto de noiva de Khalid Ibn Al-Rashid, o rei de Khorasan, de 18 anos de idade, considerado um monstro pelos moradores da cidade por ele governada. Casando-se todos os dias com uma mulher diferente, o califa degola as eleitas a cada amanhecer. Depois de uma fila de garotas assassinadas no castelo, e inúmeras famílias desoladas, Sherazade perde uma de suas melhores amigas, Shiva, uma das vítimas fatais de Khalid. Em nome da forte amizade entre ambas, Sherazade planeja uma vingança para colocar fim às atrocidades do atual reinado.
Noite após noite, Sherazade seduz o rei, tecendo histórias que encantam e que garantem sua sobrevivência, embora saiba que cada aurora pode ser a sua última. De maneira inesperada, no entanto, passa a enxergar outras situações e realidades nas quais vive um rei com um coração atormentado. Apaixonada, a heroína da história entra em conflito ao encarar seu próprio arrebatamento como uma traição imperdoável à amiga.
Apesar de não ter perdido a coragem de fazer justiça, de tirar a vida de Khalid em honra às mulheres mortas, Sherazade empreende a missão de desvendar os segredos escondidos nos imensos corredores do palácio de mármore e pedra e em cenários mágicos em meio ao deserto.
"Uma verdadeira jóia" 
Todo mundo já ouviu falar dos contos de mil e uma noites, certo? A história é ótima, e quando eu vi uma resenha de um livro baseado nessa história tive que comprar e juro que não me arrependo. Foi o segundo melhor livro que eu li esse ano.
Nesse livro somos apresentados a Sherazade uma garota de boa família que de boa vontade quer se casar com o Rei de Khorasan. Mas isso não seria um problema se toda noiva do califa de Khorasan após a noite de núpcias fosse encontrada com uma seda branca no pescoço sem vida. Então porque uma jovem como Sherazade faria uma coisa tão absurda? A última noiva do califa era a melhor amiga da protagonista que foi morta inocentemente na mão de um monstro, e ela quer se vingar e nada melhor do que desposar o Rei e tentar matá-lo, já que na opinião de todos ele é um monstro e merece morrer pelo que fez.
"Shiva, eu lhe juro, vou ignorar esse coração inconstante" (Pág. 142)
Então na primeira noite como casada ela começa a contar uma história a Khalid (Rei), antes do amanhecer ela termina a história no meio para que ele fique sempre querendo saber como termina. Nessas noites eles começam a conviver juntos e o coração dela vai se amolecendo porque ele não é nada daquilo que ela pensava. Ele é sombrio, triste e inteligente e isso só atrai ainda mais Sherazade, porque o que passa é a ideia de um monstro sanguinário e ele não é assim.
Sherazade é uma girl power literalmente, não tem inercia, sempre ela tem um plano e vemos que para se apaixonar por Khalid não foi fácil, ela sempre se culpava por ter sentimentos por ele dado o que fez com sua melhor amiga e tantas outras garotas inocentes.
"Isso é loucura. Ele me enfraquece. Ele me faz esquecer.
Eu devia afastá-lo" (Pág. 153)
Entretanto, já que ela não consegue controlar os sentimentos pelo califa ela faz de tudo para entender os motivos de tantas mortes e convivendo na mansão ela percebe os segredos em torno dele.
Antes de casar, Sherazade deixou seu pai Jahandar e sua irmã mais nova Irsa, o pai não se conforma e começa a se envolver em planos misteriosos para salvar sua filha, e com isso ele vai contar com a ajuda de Tariq, enamorado da jovem desde que tinham 12 anos. Tariq para salvar sua amada vai tentar destruir o reinado do menino-rei.
Eu tentei me controlar, mas eu tenho que falar de Khalid, esse moço roubou meu coração e lendo o livro eu não via a hora ele aparecer – o livro é intercalado entre o ponto de vista de Sherazade, Khalid, Jahandar e Tariq – ele é aquele personagem que todo mundo torce, pois ele é um sofredor que esbanja sabedoria e inteligência. Foi um personagem bem construído com sofrimento, amor e beleza na medida certa.
" Por quanto tempo deveria um homem pagar por seus erros, sayyidi? (Pág. 159)
O foco principal do livro é o romance, mas existe um contexto por trás disso e o livro não fica só no romance. É cheio de intrigas, vingança, culpa e também política.  Para quem gosta e não gosta de romance vai gostar. Porque não é uma melação, é um sentimento construído, com toques de drama, humor e com cenas de tirar o fôlego. Eu me rendi a essa maravilhosa obra.
E não vejo a hora de lançar a continuação!


 

13 comentários

  1. Olá, Victorya!
    Quando vi a sinopse desse livro não me interessei nem um pouco. Mas a sua resenha me fez pensar novamente e agora estou bem curiosa em relação a esse livro kkk

    Beijos!
    Jéssica
    Reviewing

    ResponderExcluir
  2. Oi Victorya!
    Eu li esse livro no começo do ano e ao finalizar a leitura me senti apaixonada pelo livro e louca pela continuação como você. A Sherazade é mesmo uma GirlPower e eu adorei isso nela. Sua resenha tá bem legal, gostei muito do jeito que você descreveu a trama :)
    Abraços
    www.ascronicasde1livroviajante.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi linda,

    Sua resenha só confirmou que devo ler esse livro em muito breve.
    Já li e reli o livro original de onde tiraram os personagens dessa obra e tenho certeza que vou me encantar mais ainda pela Sherazade e sua força inesgotável.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Ela deveria fugir, mas se sente atraída por ele. Bem, eu quero ler essa história.
    Gostei muito da sua resenha, aliás.
    Quero me encantar com os personagens assim como aconteceu com você

    ResponderExcluir
  5. Oiii, tudo bem?
    Menina fiquei bastante interessada em realizar a leitura desse livro, ainda mais cm essa sua resenha que está um arraso e me prendeu de certo modo, fiquei curiosa se os dois ficariam juntos e o que iriam enfrentar.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Oiii!!
    Estou louca por esse livro, só vejo resenhas maravilhosas desse livro, e a cada resenha só tenho mais vontade de lê-lo.
    Ótima resenha!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  7. Fiquei interessada em ler o livro. Gosto bastante dessa tema. Já li a versão original, e assisti filmes e uma novela baseados nessa história. Com certeza, vale muito a pena conhecer. Muito boa sua resenha, sucesso !!! bjo

    http://blogaventuraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem.

    Nunca li a mil e uma noites, mas conheço a história. Pela resenha parece muito interessante esta obra baseada no conto. Vi uma opiniões negativas pelo romance. Mas como você gostou, deve também ter seu lado positivo.Livros tem esse poder de tirar sentimentos diferentes. A capa é linda. Vou anotar a dica.

    beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Olá, Victorya! Confesso que arregalei os olhos quando comecei a ler a sinopse... rs mas ao longo dela e depois com a sua resenha fui descobrindo uma história bem interessante! Não conhecia o livro e já estou aqui curiosa com este conflito de sentimentos que você detalhou!rs A capa também é linda, né?
    Parabéns pela resenha!

    Bjs,
    Yohana Sanfer
    http://www.papelpalavracoracao.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá flor, conheci essa obra hoje, gostei do enredo e sua resenha me animou para conferir também.

    Beijokas

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?

    Já tinha visto o livro por aí, mas nunca tinha parado para ler nada sobre. Devo dizer que fiquei dividida: parte de mim ficou curiosa por causa das mortes e a outra parte ficou irritada pela mocinha se amolecer pelo rei. Sei lá, eu não gosto dessas tramas em que o personagem masculino se mostra bonzinho e/ou "nada daquilo que achavam que ele era", pois acho que abre margem para que as mulheres - as mulheres reais - começarem a achar que é ok romantizar esses tipos de homens (aqueles "incompreendidos").

    Enfim, não sei se quero ler, apesar de estar sendo bem popular...

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Oii.
    Não conhecia esse livro, mas me interessei bastante pela sinopse, gosto muito de ler histórias estilo as mil e uma noites e depois da sua avaliação super positiva eu fiquei ainda mais curiosa para fazer a leitura.
    Adorei o post, parabéns.
    Beijos da Mary ;)
    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi
    Tudo bom?
    Mesmo você tendo gostado e sua resenha estando ótima, não me chamou a atenção, mas quem sabe futuramente dê um oportunidade.
    Beijos

    ResponderExcluir

Olá!!!
Obrigada pela visita.
Sua opinião é muito importante para mim.
Deixe o link do seu blog ou site para eu retribuir a visita.
Beijos Lizi