24 novembro, 2015

Resenha - Amaldiçoado


Título: Amaldiçoado
Autor: Joe Hill
Editora: Arqueiro
Páginas: 320
Ano: 2015
Gênero: Romance/Terror

Sinopse: Ignatius Perrish sempre foi um homem bom. Tinha uma família unida e privilegiada, um irmão que era seu grande companheiro, um amigo inseparável e, muito cedo, conheceu Merrin, o amor de sua vida. Até que uma tragédia põe fim a toda essa felicidade: Merrin é estuprada e morta e ele passa a ser o principal suspeito. Embora não haja evidências que o incriminem, também não há nada que prove sua inocência. Todos na cidade acreditam que ele é um monstro. Um ano depois, Ig acorda de uma bebedeira com uma dor de cabeça infernal e chifres crescendo em suas têmporas. Além disso, descobre algo assustador: ao vê-lo, as pessoas não reagem com espanto e horror, como seria de esperar. Em vez disso, entram numa espécie de transe e revelam seus pecados mais inconfessáveis. Um médico, o padre, seus pais e até sua querida avó, ninguém está imune a Ig. E todos estão contra ele. Porém, a mais dolorosa das confissões é a de seu irmão, que sempre soube quem era o assassino de Merrin, mas não podia contar a verdade. Até agora. Sozinho, sem ter aonde ir ou a quem recorrer, Ig vai descobrir que, quando as pessoas que você ama lhe viram as costas e sua vida se torna um inferno, ser o diabo não é tão mau assim.
Imagine você acordar com uma ressaca daquelas, se olhar no espelho e perceber que está com chifres, pois é assim que começa essa história surpreendente. 

Ignatus é acusado de matar e estuprar sua namorada, mas por falta de provas ele foi solto, ele vive se culpando por ter deixado Merrin sozinha naquela fatídica noite chuvosa. O que ele mais quer é descobrir quem fez aquilo com ela, e agora ele tem digamos um aliado, os chifres.

Ig percebe que a presença dos chifres faz com que as pessoas falem sobre seus desejos mais ocultos e perversos e é assim que Ig vai conhecendo o lado mais cruel das pessoas ao seu redor, vai perceber que os que deveriam estar ao seu lado defendendo-o são aqueles que mais querem vê-lo o mais longe possível. Quando ele toca a pele de uma pessoa ele fica sabendo tudo da vida dela.

Conforme a leitura vai evoluindo vamos conhecendo Ig ainda um garoto, preocupado com diversão e fazer amigos, vamos ver a amizade entre ele e Lee aumentar, mas logo no início dá para perceber que Lee não é um garoto tão legal, ele se mostra um tanto obsessivo com relação às meninas. O leitor vai presenciar o encontro entre Ig e Merrin, o início da amizade, a transformação da amizade em amor e como tudo aconteceu até aquela noite em que sua vida foi tirada.

O livro é uma mistura de romance, suspense, terror, mas com algumas passagens bem humoradas, uma história que me fez observar as pessoas ao meu redor e ficar tentando imaginar como é o seu lado negro, cruel e até que ponto as pessoas conseguem disfarçar o que realmente são. Gente que dó do personagem, quando ele mais precisa de alguém ao seu lado, precisa que alguém acredite nele, ele só consegue ver o quanto as pessoas se sentem amarguradas com a sua presença, só querem que ele se afaste e não volte mais, isso fica ainda mais evidente e triste quando sua mãe lhe diz que não quer mais ouvir sobre seus problemas e nem vê-lo mais.


A maneira como o autor narra a transformação de Ig é o que mais me deixou vidrada na leitura, os detalhes são muito bem descritos no momento certo, os chifres, o aparecimento das cobras, o forcado. É incrível ver como o personagem vai crescendo e se adaptando, ele começa aceitar a sua condição, a usá-la a seu favor. O personagem a cada momento fica mais instigante e envolvente e não via a hora de saber como tudo isso ia acabar. A personagem Glenna também chamou bastante a minha atenção, ela não tem amor próprio, está quase sempre suplicando por atenção e amor, é tratada como uma prostituta por Lee e o maior pecado que ela comete é contra ela mesma. Lee é extremamente perverso, o nível de crueldade dele é extremo e assustador.


Eu amo essa capa, eu assisti ao filme faz um tempo e quando terminei a leitura assisti o filme novamente, claro que é muito legal ver o personagem Ig ganhar vida nas telas, mas o livro é muito melhor que o filme.

Leiam, leiam, leiam...


13 comentários

  1. Ainda não li o livro e nem vi o filme. Estou aguardando pode ler para assistir ao filme. Vi opiniões bem diferentes sobre a adaptação e nem sei o que pensar.
    Eu não sou muito fã de capas com as adaptações do filme, mas essa até que ficou bem boa :D

    Beeijo
    Resenhando Sonhos

    ResponderExcluir
  2. Eu assisti ao filme e achei simplesmente fantástico, a reviravolta do final... eu amei. O Daniel arrasou, como sempre. Antes de assistir eu nem sabia que tinha livro, pra falar a verdade, senão o teria lido primeiro. Mas assim que tiver a oportunidade vou ler, já que você disse que o livro é melhor que o filme (sempre é).

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li nenhum livro do Joe, infelizmente. O filme também não cheguei a ver, mas pretendo me redimir disto logo.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Ótima resenha!
    Quero muito ler esse livro, só me deixou mais instigado agora!
    =D

    http://osdragoesdefogo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Ooi, Lilica! Eu adoro esse livro. Mesmo tendo lido há bastante tempo eu ainda lembro das sensações que tive ao ler, principalmente as passagens do inicio onde sua própria familia pensa coisas ruins sobre Ig, e o Padre T.T. Eu não era tão acostumada a ler coisas assim e acabei ficando um pouco surpreendida. Gosto demais das obras do Joe Hill <3


    Beijos
    SIL ~ Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  6. Oi Lizi, tudo bem??? Eu só vi o filme e confesso que não curti muito :P Até gostei da ideia e fui pega de surpresa ao final. Mas o filme deixou muitas dúvidas na minha opinião. Como surgiram os chifres e tudo o mais? Então que bom que o livro explica melhor essas coisas :) Vou tentar ler. Pois como disse, gostei do tema , só achei o filme meio confuso :P
    Beijoooooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Não assisti ao filme porque não gosto muito do Daniel, mas tenho vontade de ler o livro, acho a história bem interessante e tenho vontade de conhecer alguma obra do Joe Hill, por gostar bastante de Stephen King.

    ResponderExcluir
  8. Olá!!
    Tinha visto esse livro e quis ler pois gosto muito do Joe Hill , mas acredita que até agora eu não sabia nada dessa historia, imaginava algumas coisas, mas não sabia que a maldição era assim, nossa que pena dele, também pensei que gostaria de saber o que as pessoas pensam mais imagine que maldição infeliz saber tudo de ruim que passa pela cabeça das pessoas, aterrorizante., espero poder ler em breve.
    Bjocas!!

    ResponderExcluir
  9. Adoro o Joe Hill, tem sangue de terror nele hahahaha
    Quero ler outros dele. Li Estrada da Noite e gostei vem mais do que esse.

    >> Vida Complicada <<

    ResponderExcluir
  10. Lizi!
    Pelo visto o filho tem o mesmo dna do pai para a escrita.
    Quero muito ler o livro e assistir o filme.
    “Num filme o que importa não é a realidade, mas o que dela possa extrair a imaginação.” (Charles Chaplin)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Lizi, estou extremamente confusa, como pode uma pessoa odiar tanto uma possível leitura apenas com um quote???? Mas venhamos que ele não é nada favorável para que isso aconteça, pelo menos para mim. Tirando essa capa que me deixa incomodada, agora posso dizer que vou ver o filme e partir dele decidir de leio o livro ou ele fica de fora da minha vida de vez; tenho muita facilidade em entender somente pelo filme, mesmo que não seja uma copia fiel e bem feita do livro.
    Essa foi sem duvida uma surpresa mega diferença em pouco tempo de leitura de um para outro kkkk

    Bjsss

    ResponderExcluir
  12. Gente, não sabia que tinha o filme!!
    O livro está na minha lista de leitura para o ano que vem, estou mega curiosa para ler, agora quero assistir ao filme também.
    Nunca li nada do autor, estou bem curiosa, quero conferir a escrita e também descobrir qual é essa dos chifres.

    ResponderExcluir
  13. Oi, Lizi! Comecei a assistir o filme, mas acabei dormindo hahaha
    Tive uma experiência não muito boa com Joe Hill (Estrada da Noite) e acho que me desiludi de ler obras dele, porém acho que li em um momento errado da minha vida, tanto que ele permanece em minha estante para uma releitura.
    Enfim, gostei muito da resenha e me peguei pensando "poxa, mas isso deveria ser um dom, não uma maldição". Se bem que né? Vai saber como seria conviver com um "dom" desses. E já fiquei com dó da Glenna e ódio do tal Lee :@
    Mais um livro pra lista dos "quero ler" no Skoob :p

    Beijos!

    ResponderExcluir

Olá!!!
Obrigada pela visita.
Sua opinião é muito importante para mim.
Deixe o link do seu blog ou site para eu retribuir a visita.
Beijos Lizi