28 julho, 2015

Resenha - Terras do Sem Fim

Título: Terras do Sem Fim
Autor: Jorge Amado
Páginas: 282
Ano: 1943
Gênero: Romance

Sinopse: A história se passa no começo do século XX, no sul da Bahia, por ocasião do desbravamento das matas para plantio de cacau nas regiões próximas ao povoado de Tabocas, então município de Itabuna. A região estava sob o domínio político do fazendeiro-coronel Sinhô Badaró que, visando apropriar-se das terras devolutas do Sequeiro Grande, manda o jagunço Damião assassinar o pequeno fazendeiro Firmo, proprietário de um sítio que ficava de permeio. O atentado fracassa, e é deflagrada a luta pela posse daquelas terras, igualmente disputadas por outro rico latifundiário vizinho, o oposicionista coronel Horácio da Silveira, que também promove demanda judicial através do advogado Virgílio Cabral, enquanto se sucedem os atos de violência de parte a parte, com tropelias, plantações destruídas, incêndios e mortes.
Gosto muito de histórias atuais e de autores estrangeiros, mas diferente da grande massa adolescente, sou muito fã das obras e autores brasileiros que contam sobre nossa história. Acredito que Terra dos Sem Fim é uma leitura que quem gosta de ler irá adorar viver uns dias na fazenda dos Badarós ou na do coronel Horácio.
A obra se passa na Bahia, onde essas duas famílias brigam em disputa da terra do Sequeiro Grande, pois diziam que aquela era a terra mais fértil para o plantio de cacau, e deixaria seu dono muito rico.
A disputa é acirradíssima, e ela ocorre pelos meios judiciais e também pelo derrame de sangue que ira rolar no intermeio da obra. Enquanto a busca pelo dinheiro esta aflorando, os casos amorosos desabrocham e deixam a obra ainda mais empolgante e o leitor apreensivo.
Ester, sonhava em ser uma dama, casar-se com um homem culto e que a tratasse bem, mas acaba nos braços de Horácio, um homem grosseiro, ganancioso e bravo, que a ignorava e destratava; então ela acha em Virgílio (advogado de Horacio) tudo aquilo com que sempre sonhou, carinho, delicadeza e amor!
Virgilio e Ester sabiam o perigo que estavam correndo em aceitar viver esse romance às escondidas, e é nesse meio de suspense, amor e lutas que esse casal fará de tudo para viver esse amor.
A família dos Badarós tinha Sinhô Badaró, Juca Badaró e Don’Ana, personagens fortes e guerreiros, que também farão de tudo pelas terras, mas que são menos agressivos que Horácio que se mostra um homem mais “sujo” e competitivo; Em geral, fiquei na torcida por essa família, queria que eles se dessem bem, mas, com o decorrer das coisas e com tanto sangue que rolou, muitas coisas mudaram e Jorge reverte totalmente o rumo da narrativa
E assim, a terra do Sequeiro Grande se torna tão fértil para o plantio de cacau, pois foi adubada com sangue humano ali derramado em abundancia.
Muito diferente de “Gabriela Cravo e Canela”, essa história mostra muito da sociedade e relata muitas coisas que realmente aconteciam, além de ser muito atraente, a leitura, enriquece nosso conhecimento da época.
Aqueles que ainda não leram Jorge Amado, e querem dar uma fugida das leituras “da moda” essa obra se torna uma ótima pedida.
“Eu vou contar uma história, uma história de espantar” 

15 comentários

  1. Gosto muito de ler obras e autores brasileiros que contam sobre nossa história, já outros livros de Jorge Amado, essa resenha me deixou bastante interessada em ler esse também.

    ResponderExcluir
  2. Nunca fui muito fã de obras brasileiras, mas confesso que essa resenha chamou minha atenção. Nunca pensei em ler algo deste tipo, mas uma vez que você disse que quem quer dar uma fugida das leituras da moda pode ler este livro, acabei por colocá-lo em minha lista =)

    ResponderExcluir
  3. Apesar de não ser meu estilo de leitura, tenho bastante vontade de ler Jorge Amado. Talvez eu dê uma chance e comece por esse livro, parece ser bom mesmo. Melhor ainda por enriquecer nosso conhecimento.

    ResponderExcluir
  4. Oi Mirella, faz tempo que não leio Jorge Amado, aliás nem me lembro o último que li dele, mas sei que não foi este livro, pois este eu não li ainda. Uma boa pedida sem dúvida para quem procurar novos ares.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  5. Nunca li nenhum livro do Jorge Amado, mas apesar da resenha super positiva sobre Terras Sem Fim, não me interessei por esse livro no momento, talvez futuramente eu resolva ler, mas no momento não pretendo, mas sua resenha está muito boa, que bom que gostou da leitura.

    ResponderExcluir
  6. Mirella!
    Os livros de Jorge Amado retratam a sociedade sofrida, seus preconceitos, medos e sua luta.
    Gosto muito da literatura nacional e Jorge Amado é uma das melhores escolhas literárias para nosso entendimento da realidade brasileira.
    “Há três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida.”(Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  7. Oi Mirella, eu não consegui até agora imaginar uma terra que se tornou fértil graças ao derramamento de sague severo, isso me soa muitooo cruel, mas tirando essa parte fiquei curiosa em conhecer a história, a resenha me fez lembrar da novela "Gabriela" onde um deles descobre a traição da mulher com o dentista recém chegado da cidade.

    Bjsss

    ResponderExcluir
  8. Eu gosto de intercalar minha leituras com livros da moda e livros clássicos.
    Já li Jorge Amado e gostei muito e este livro parece muito bom.
    Eu gostei do romance e vou torcer muito pelo casal, mesmo que seja um casal fruto de infidelidade...
    Eu sempre torço por um final feliz, mas às vezes não é isso que ocorre, né?
    Bem, eu adorei a dica e lerei este livro (tb) para saber mais desse nosso Brasil ♥

    ResponderExcluir
  9. Nunca li muita coisa do Jorge Amado, mas gosto muito de vários autores brasileiros. Como a sua recomendação foi tão boa, irei colocar esse na minha listinha de próximas leituras. Acho que vai me agradar bastante.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Gosto muito de ler livros onde o papel de fundo tem uma imagem bem brasileira, como a maioriados livros de Jorge Amado.

    ResponderExcluir
  11. Oi Mirella!!
    Nunca li nada do Jorge Amado, mas realmente tenho vontade.
    Não sei se esse seria o que leria primeiro, pois apesar de ser um livro pequeno acho que não me adaptaria facilmente à história por não gostar de livros históricos.
    Mesmo assim acabo ficando curioso pra saber o que as pessoas passavam naquela época.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  12. Nunca li livros de Jorge Amado, mais sei que os livros deles são muito bom e retrata a sociedade e sendo ele um grande autor de livro nacional.

    ResponderExcluir
  13. Que legaaaal! Curti bastante!!
    Eu nunca li Jorge Amado, ainda...
    E também amo romances históricos, melhor ainda se for verídico e do Brasil!! \o/
    já anotei aqui, vou procurar ele na minha próxima visita a biblioteca!
    bjooos
    elvisgatao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Jorge Amado é um dos autores da nossa literatura que mais conseguem me sensibilizar com suas obras, pois seus temas são sempre relevantes para o povo do nosso país, nos interessam diretamente e ele escreve de uma maneira que faz com que entendamos os problemas que nos rodeiam. Esse livro não me chamou atenção logo de cara, mas acho que seria interessante acompanhar o desenrolar de uma história de amor em meio à disputas de terras e domínios.

    ResponderExcluir
  15. Que capa maravilhosa!! Amei a arte dela e so de vc ter favoritado acho q é um sinal que o livro é bom mesmo!
    Eu sou igual a vc, adoro um livro do povo de fora, mas qdo algum autor nacional fala sobre nossa história deixa a gente encantado ne? A disputa de terras no meio rural foi tema de mtos livros e acho q ainda é um tema atual, gostei mto do que li e me fez lembrar de várias novelas ate. Jorge Amado eu li qdo era mais nova, mas realmente é um grande escritor.

    ResponderExcluir

Olá!!!
Obrigada pela visita.
Sua opinião é muito importante para mim.
Deixe o link do seu blog ou site para eu retribuir a visita.
Beijos Lizi