16 abril, 2013

Resenha - A Costureira

Título: A Costureira
Autora: Kate Alcott
Editora: Geração Editorial
Páginas: 376
Ano: 2013
Gênero: Romance

Sinopse: Uma jovem ambiciosa e uma estilista célebre sobrevivem ao maior naufrágio da História, mas são arrastadas pelo turbilhão de escândalos que se segue à tragédia. Tess Collins, uma jovem inglesa que sonha ser mais que uma empregada e ver reconhecido o seu talento para a alta costura, consegue emprego com a famosa estilista lady Duff Gordon a bordo do Titanic, que ruma para os Estados Unidos. Porém, a viagem que se iniciou de forma tão auspiciosa acaba se tornando a maior tragédia marítima de todos os tempos. Tess e lady Duff sobrevivem, a primeira para viver as aflições do amor e as chances de ascensão social, a segunda para se ver envolvida nos escândalos do inquérito sobre o terrível desastre naval. Com um pano de fundo histórico, mas sob um ângulo inédito, este soberbo romance acompanha a trajetória dessas duas mulheres apaixonadas pela linha e agulha, tão parecidas e tão diferentes, deleitando-nos com um retrato emocionante de uma época conturbada e de uma sociedade dividida. Tess simboliza a modernidade livre de preconceitos de classe e rica em oportunidades, enquanto lady Duff representa a decadente Belle Époque, um mundo de glamour e privilégio com os dias contados, assaltado pelas contestações sociais, indústria de massa incipiente e pressões da mídia.
Um romance diferente, intrigante e que prende do início ao fim.
A jovem Tess Collins está cansada de trabalhar limpando a casa dos outros, tudo que ela mais quer é ter a chance de mostrar o quanto é talentosa com a tesoura e agulha, ela aprendeu a costurar com sua mãe.
Tess resolve fugir e acaba indo parar no famoso navio Titanic, junto com a lady Duff Gordon que resolveu ajudá-la dando-lhe um emprego, o que ela não imagina é que desde o momento que entrou no Titanic sua vida iria mudar, é ali na sala de ginastica que ela tem a oportunidade de conhecer Jack Bremerton, um homem atraente com quem inicia uma amizade.
Durante o naufrágio do Titanic Tess não consegue embarcar no bote junto com Lucile e acaba indo em outro bote com duas criança.
Ela vacilou... não pularia segurando os dois meninos amedrontados, era tarde demais. O bote já havia descido cerca de quinze metros. Ela olhou para baixo, para o rosto chocado de Lucile, que a fitava. Era o fim, não era? Era o fim...
Logo depois da tragédia, tudo que se quer saber é o que realmente aconteceu no bote número 1, no qual os casais mais ricos estavam, porque não voltaram para pegar mais gente, será que realmente o marinheiro do bote foi subornado, será que as pessoas que ali estavam foram tomadas por um medo incondicional do que poderia acontecer se voltassem?
- A senhora sabia que me oferecer dinheiro seria direto demais. Dinheiro era para aqueles marinheiros, para eles mentirem sobre Jim Bonney durante o inquérito. Mas que foi suborno, foi.
Pink é uma jornalista que entra na trama a fim de cobrir todos os fatos jornalísticos com relação ao naufrágio, ela acaba conhecendo Tess e as duas iniciam uma amizade, elas passam a conversar seguidamente.
Tess tem a oportunidade de conhecer o atelier de Lucile, ela fica maravilhada e se sente completamente atraída por aquele ambiente. A estilista me lembrou a Miranda do filme O Diabo Veste Prada, mandona e arrogante.
Com o andar das investigações Tess se aproxima do marinheiro Jim Bonney e sabe que sente algo por ele, mas isso muda no momento em que ela fica sabendo que o homem atraente que conheceu na sala de ginastica está vivo, assim eles começam a se encontrar e manter um romance.
Será que esse romance com um homem de status social bem mais alto que ela irá dar certo?
Gente quando vi a capa do livro comecei a ler no mesmo dia, é muito bom, Tess às vezes me irritou um pouco por ser tão ingênua, mas a força que ela demostra com relação à determinação de conseguir o que quer é realmente encantador. A autora deixou bem nítida a questão da divisão das classes sociais. A arte da capa é muito linda, mostrando ao fundo o navio naufragando.

7 comentários

  1. Toda resenha que eu leio desse livro só faz aumentar minha vontade de ler ele.
    Gostei da capa, a história também é muito interessante, principalmente por causa do Titanic. Espero ler ele em breve.

    Beijos...

    ResponderExcluir
  2. Olá linda, tudo bem com você ?
    Passando para dizer que adorei o seu blog. Achei ele que por acaso, pois estou visitando bastante gente hoje (risos)
    Mas adorei suas postagens, ainda mais se tratando de algo comum que são os livros. Enfim...Gostaria de te convidar a conhecer meu cantinho e também se quiser me linkar e me seguir, farei o mesmo pelo seu blog. Se puder também curtir minha pagina no facebook estarei te aguardando. Gostei muito daqui e espero que possamos ser boas amigas.
    beijinhos e parabens pelo seu cantinho. Adorei o Layout também =]]

    beijinhos querida

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, flor.
    A resenha ficou ótima.
    Amei a capa. Não li muitas resenhas deste livro, mas pela sua nota e pela resenha, parece ser muito bom.
    Já está anotado. Quando for ler ele e postar a resenha, com toda certeza falarei que li a sua ótima resenha. =D


    http://feliciity-unjourdepluie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. tb achei essa capa muito bacana!
    recebi esse livro, mas ainda nao tive tempo pra ler. ta lá na fila da leitura e acho que esse mês consigo ler ainda!
    Gostei do resumo que vc fez da historia, parece ser diva *-*
    Bjos!

    ResponderExcluir
  5. Achei a capa do livro muito bacana também, por ela já vem a grande vontade de ler o livro. Confesso que fiquei um pouco confusa em relação a alguns detalhes do livro, mas acho que isso só lendo para esclarecer, espero ter a oportunidade de ler o livro.

    Beijos
    Pepper Lipstick

    ResponderExcluir
  6. Fiquei com muita vontade de ler esse livro, parece ser muito bom! Também amei a capa. ótima resenha!
    Beijos
    www.marianaesuaestante.com

    ResponderExcluir
  7. Já tinha visto o livro citado como uma boa leitura de 2013,resolvi ler a resenha,
    gostei do enredo despertou minha curiosidade e interesse em ler assim que a oportunidade surgir!
    rose.nea@hotmail.com
    http://lendoaprendendoevivendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá!!!
Obrigada pela visita.
Sua opinião é muito importante para mim.
Deixe o link do seu blog ou site para eu retribuir a visita.
Beijos Lizi